Bayer documenta seu desempenho econômico, social e ecológico

08/05/2013

A Bayer acaba de publicar seu Relatório de Desenvolvimento Sustentável de 2012. O relatório de 72 páginas, que é publicado em alemão e inglês, documenta em detalhes o desempenho da empresa no campo da sustentabilidade. Seus seis capítulos – Assuntos de Estratégia e Foco, Gerenciamento e Governança Corporativa, Inovação e Administração de Produtos, Colaboradores, Compromisso Social e com a Ecologia – ilustram como o Grupo combina sucesso comercial com o atendimento das demandas sociais e ecológicas. Uma versão online do relatório, com informações adicionais, está disponível em www.sustainability2012.bayer.com.

“Inovação e sustentabilidade são a força motriz por trás do nosso sucesso no negócio”, afirmou Dr. Marijn Dekkers, Presidente do Conselho de Administração da Bayer AG. “Sustentabilidade está firmemente incorporada em nosso principal negócio e é um elemento definidor da nossa estratégia corporativa”. Dekkers acrescenta: “Nossa missão 'Bayer: Science For A Better Life' implica a obrigação de ajudar a melhorar as vidas das pessoas. Queremos fazer isso com produtos inovadores, política corporativa responsável e processos de produção com conservação de recursos. Afinal, tanto o 'quê' e o 'como' são fundamentais para o sucesso sustentável. Este ano estamos comemorando o 150º aniversário da empresa, confirmando o fato de que operar de forma sustentável é uma parte essencial da receita da Bayer para o sucesso”.
 

O mais alto nível de informação “A+” e relatórios integrados a partir de 2014

A Bayer alinha seus relatórios com as normas internacionais do Pacto Global das Nações Unidas e a Global Reporting Initiative (GRI). A GRI certificou o Relatório de Desenvolvimento Sustentável 2012 com o nível de informação “A+” – o mais alto possível. O relatório também foi revisado pelos auditores da PricewaterhouseCoopers.

A partir de 2014, ou seja, pela primeira vez para o ano de referência de 2013, a Bayer vai combinar seus relatórios de sustentabilidade e financeiro anual em um relatório anual integrado, uma das primeiras empresas DAX a fazer isso. Desta forma, a empresa vai destacar a importância da sustentabilidade para seu principal negócio através dos relatórios também.

Realizações de sustentabilidade nos campos de saúde, agricultura e materiais de alta tecnologia

No campo da saúde, o foco da sustentabilidade da Bayer se concentra em aumentar o número de pessoas para ganhar acesso aos medicamentos. Em 2012, por exemplo, a empresa expandiu sua cooperação com a USAID, organização de auxílio governamental dos EUA, e lançou a Iniciativa de Segurança Contraceptiva na África Subsaariana. Desde 2012, a pílula anticoncepcional foi oferecida com preços reduzidos em Ruanda, assim com na Etiópia, Tanzânia e Uganda. Outros sete países devem receber o benefício até 2014.

Na área da agricultura, a Bayer adotou um abrangente plano de cinco pontos para facilitar a segurança alimentar. Juntamente com soluções integradas e inovadoras que combinam sementes com proteção da cultura biológica e química, a empresa está procurando apoiar os fazendeiros em desenvolver o conhecimento, aumentar a produtividade agrícola, fortalecer a saúde da cultura e estabelecer parcerias no setor agrícola. Com isso, a empresa deseja, em particular, ser capaz de responder de forma flexível ao diferenciar as condições de produção e aumentar as expectativas dos clientes.

Na área dos materiais de alta tecnologia, o Programa EcoCommercial Building (ECB) da Bayer está facilitando o acesso ao conhecimento abrangente para a implementação de conceitos de edifício energicamente mais eficiente que são adaptados às exigências regionais. Até o final de 2012, a iniciativa para construção sustentável com um foco nos prédios comerciais estabeleceram sete centros de excelência com 82 parceiros de rede através de todo o setor de construção. Um edifício administrativo da Bayer em Greater Noida, Índia, construído de acordo com a norma ECB, foi premiado com o certificado Platinum LEED (Liderança em Energia e Projeto Ambiental) do Conselho de Edifícios 
Verdes dos EUA, obtendo a maior pontuação.

Importância das práticas de negócio sustentável para os interessados

O mercado financeiro atribui grande valor para as atividades de negócio que estão sendo alinhadas à sustentabilidade. “Negligenciar a sustentabilidade vai prejudicar a imagem da empresa no mercado capital”, declara Gunnar Friede, Gerente de Fundos Sênior na DWS Investments, expressando a perspectiva dos investidores. Como nos anos anteriores, a Bayer foi em 2012 incluída como uma das empresas de liderança internacional em seu setor nos índices de sustentabilidade relevantes, como os Índices de Sustentabilidade Dow Jones no Mundo e Europa e o Índice FTSE4Good. A empresa também foi listada mais uma vez nos Índices de Liderança de Desempenho do Carbono e Divulgação do Carbono, obtendo as melhores avaliações possíveis.

Os aspectos centrais de sustentabilidade da política da empresa para os colaboradores incluem não apenas os sistemas de proteção social e ofertas de treinamento contínuo e desenvolvimento do talento, mas também diversidade e permitindo os colaboradores a compartilhar o sucesso da empresa.

No ano sob revisão, a proporção de mulheres no gerenciamento foi de 23% na Bayer – a empresa está comprometida em aumentar a proporção de gerentes do sexo feminino para 30% até 2015. Em 2012, os colaboradores receberam mais de 700 milhões de euros em pagamentos voluntários de uma só vez com base no sucesso da empresa. A Bayer manteve a tendência positiva em segurança ocupacional. No ano sob revisão, a taxa de lesões estava no seu nível mais baixo em quase 15 anos.

A Bayer espera que seus fornecedores vão aderir a determinadas normas ecológicas, sociais e éticas, que são formuladas em seu Código de Conduta do Fornecedor. Em 2012, a Bayer novamente verificou a conformidade com isto através de avaliações e auditorias. Com estas medidas de revisão, a empresa até abrangeu mais da metade do volume de aquisição dos países não OECD e cerca de um quarto de todo o volume de aquisição. Até 2015, a proporção de fornecedores avaliados deve representar pelo menos 75% do volume completo de aquisição do Grupo. No ano sob revisão, a Bayer confirmou suas próprias expectativas em relação à sustentabilidade para fornecedores importantes em seu primeiro dia de fornecedor global. O Grupo também foi um dos fundadores do “Together for Sustainability” (“Juntos pela Sustentabilidade”), iniciativa designada, por exemplo, a promover o desempenho de auditorias do fornecedor de acordo com as normas comuns harmonizadas e o intercâmbio de relatórios de auditoria através de uma plataforma conjunta.

Os parâmetros ecológicos relacionados ao material e uso de energia, emissões no ar e água e resíduo gerado melhoraram em muitos casos na Bayer em 2012 apesar de um crescimento no volume de produção.

Na área de compromisso social, também, a Bayer deseja atender a reivindicação para ser uma empresa responsável. Em 2012, o Grupo Bayer forneceu o financiamento de cerca de 50 milhões de euros para o patrocínio sem fins lucrativos das atividades nos campos de educação e pesquisa, necessidades de saúde e sociais, recreação, esportes para deficientes e jovens, e cultura.



L.BR.12.2013.1441

Este conteúdo foi útil?


Sim
Não
  • Obrigado
  • Sim
  • Não

BUSCA

SAC Fale com um de nossos atendentes

http://consumerhealth.bayer.com.br/pt/imprensa/noticias-geral/noticias.php?codNoticia=bayer-documenta-seu-desempenho-economico-social-e-ecologico

Copyright © Bayer AG